14 de maio de 2012


VATICANO 
O Papa recebe a Assembleia Geral das POM e encoraja “uma campanha mundial que, através da oração do Santo Rosário, acompanhe a obra de evangelização"

Cidade do Vaticano (Agência Fides) - O Santo Padre Bento XVI recebeu em audiência, na manhã de sexta-feira, 11 de maio, os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) por ocasião da Assembleia anual do Conselho Superior, em andamento em Roma. Publicamos a seguir o texto integral do discurso do Papa. "Senhor Cardeal, Venerados Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio, queridos irmãos e irmãs! Dirijo a todos vocês a minha cordial saudação, começando pelo Senhor Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que agradeço por suas gentis expressões e pelas informações acerca da atividade das Pontifícias Obras Missionárias. Estendo o meu pensamento de gratidão ao Secretário Mons. Savio Hon Tai-Fai, ao Secretário Adjunto Mons. Piergiuseppe Vacchelli, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias, aos Diretores Nacionais e a todos os colaboradores, como também a quem presta seu generoso serviço no Organismo. O meu pensamento e o de todos vocês vai neste momento ao Padre Massimo Cenci, Subsecretário, que faleceu improvisamente. O Senhor o recompense por todo o trabalho por ele realizado em missão e a serviço da Santa Sé. O encontro de hoje se realiza no contexto da Assembleia anual do Conselho Superior das Pontifícias Obras Missionárias, ao qual é confiada a cooperação missionária de todas as Igrejas no mundo. A evangelização, que tem sempre um caráter de urgência, nesses tempos impulsiona a Igreja a atuar com passo ainda mais veloz pelas vias do mundo, para levar cada homem ao conhecimento de Cristo. Somente na Verdade, de fato, que é o próprio Cristo, a humanidade pode descobrir o sentido da existência, encontrar salvação, e crescer na justiça e na paz. Todo homem e todo povo tem o direito de receber o Evangelho da verdade. Nesta perspectiva, assume particular significado o seu empenho em celebrar o Ano da Fé, que está próximo, para reforçar o empenho de difusão do Reino de Deus e de conhecimento da fé cristã. Isso exige por parte daqueles que já encontraram Jesus Cristo «uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo» (Carta ap. Porta Fidei, 6). As comunidades cristãs «também elas têm necessidade de ouvir de novo a voz do Esposo, que as convida à conversão, desafia-as a ousarem coisas novas e chama-as a comprometerem-se na grande obra da 'nova evangelização'» (João Paulo II, Exort. ap. postsin. Ecclesia in Europa, 23). Jesus, o Verbo encarnado, é sempre o centro do anúncio, o ponto de referência para a sequela e para a própria metodologia da missão evangelizadora, porque Ele é a face humana de Deus que quer encontrar cada homem e cada mulher para fazê-los entrar em comunhão com Ele, no seu amor. Percorrer as estradas do mundo para proclamar o Evangelho a todos os povos da terra e guia-los ao encontro com o Senhor (cfr. Carta ap. Porta Fidei, 7) exige então que o anunciador tenha uma relação pessoal e cotidiana com Cristo, o conheça e o ame profundamente. A missão hoje necessita de renovar a confiança na ação de Deus; necessita de uma oração mais intensa para que venha o seu Reino, para que seja feita a sua vontade assim na terra como no Céu. É preciso invocar luz e força do Espírito Santo, e empenhar-se com decisão e generosidade para inaugurar, num certo sentido, «um novo tempo de anúncio do Evangelho, não só porque, depois de dois mil anos, a maior parte da família humana ainda não reconhece Cristo, mas também porque a situação em que a própria Igreja e o mundo se encontram no limiar do novo milênio está particularmente modificada quanto à crença religiosa» (João Paulo II, Exort. ap. postsin. Ecclesia in Asia, 29). Portanto, estou bem satisfeito em encorajar o projeto da Congregação para a Evangelização dos Povos e das Pontificias Obras Missionárias, em apoio ao Ano da Fé. Este projeto prevê uma campanha mundial, que, através da oração do Santo Rosário, acompanhe a obra de evangelização do mundo e para muitos batizados a redescoberta e aprofundamento da fé. Queridos amigos, vocês bem sabem que o anúncio do Evangelho não poucas vezes comporta dificuldades e sofrimentos; o crescimento do Reino de Deus no mundo, de fato, não raramente acontece a preço de sangue dos seus servos. Nesta fase de mudanças econômicas, culturais e políticas, onde muitas vezes o ser humano se sente só, à mercê da angústia e do desespero, os mensageiros do Evangelho, mesmo que anunciadores de esperança e paz, continuam a ser perseguidos como seu Mestre e Senhor. Mas, apesar dos problemas e da trágica realidade da perseguição, a Igreja não se desencoraja, permanece fiel ao mandato do seu Senhor, na consciência de que «como sempre na história cristã, os mártires, ou seja as testemunhas, são inúmeros e indispensáveis ao caminho do evangelho» (João Paulo II, Redemptoris missio, 45). 
Fonte: Agência Fides  
http://www.fides.org/aree/news/newsdet.php?idnews=32902&lan=por

A mensagem de Cristo, hoje como ontem, não pode se adequar à lógica deste mundo, porque é profecia e libertação, é semente de uma humanidade nova que cresce, e somente no final dos tempos terá sua plena realização. A vocês é confiado de modo particular, a tarefa de apoiar os ministros do Evangelho, ajudando-lhes a "conservar a alegria de evangelizar, mesmo quando é preciso semear em meio a lágrimas" (Paulo VI, Exortação Apostólica Evangeli nuntiandi, 80). O seu compromisso principal é manter viva a vocação missionária de todos os discípulos de Cristo, porque cada um, segundo o carisma recebido do Espírito Santo, pode participar da missão universal dada pelo Senhor Ressuscitado à sua Igreja. O seu trabalho de animação e formação missionária faz parte da alma do cuidado pastoral, porque a missão ad gentes é o paradigma de toda a ação apostólica da Igreja. Sejam cada vez mais expressão visível e concreta da comunhão de pessoas e instrumentos entre as Igrejas, que, como vasos comunicantes, vivem a mesma vocação e zelo missionário, e em todos cantos da terra trabalhem para semear a Palavra da Verdade a todos os povos e culturas. Tenho certeza de que vocês continuarão a trabalhar a fim de que as Igrejas locais assumam mais generosamente sua parcela de responsabilidade na missão universal da Igreja. Que a Virgem Santíssima, Rainha das Missões, os acompanhe e sustente seus esforços na promoção da consciência e colaboração missionária. Com esta esperança, que sempre lembro em minhas orações, agradeço a vocês e a todos aqueles que cooperam na causa da evangelização, e de coração dou-lhes a bênção apostólica". (SL) (Agência Fides 12/05/2012)

0 comentários:

Postar um comentário

• Usar Português legivel
• Evitar palavras de baixo escalão
• Se qualquer informação apresentada aqui for protegida por direitos autorais impedindo sua veiculação em blog sem fins lucrativos, favor nos contatar e a informação em questão será imediatamente removida. Algumas imagens contidas neste blog foram extraídas de sites da web. Se você for autor de alguma imagem, por favor, avise para que possamos dar os devidos créditos.
Antecipadamente pedimos desculpa.
Agradecemos a compreenção!

Se qualquer regra for quebrada seu comentario será banido do blog.

Obrigado pela compreenção!